capas decio14.jpg

Brasília, 28/03/2017 – Buscando informar à população e organizar a mobilização para resistir ao desmonte da Previdência, Blumenau recebe nesta quinta-feira (30) o ex-ministro da Previdência Social e Trabalho, Ricardo Berzoini, que irá palestrar sobre o “Desmonte da Previdência e dos Direitos Trabalhistas”.

O encontro, organizado pela deputada estadual Ana Paula Lima e o deputado federal Décio Lima, será no Hotel Himmelblau.  “A reforma da Previdência pretende acabar com direitos conquistados pelos trabalhadores nos últimos anos. Precisamos estar unidos e mostrar para a sociedade o que vamos perder. Não podemos aceitar calados esse desmonte que o governo ilegítimo pretende fazer”, destaca a deputada Ana Paula Lima.

Líder da Oposição no Congresso Nacional, o deputado Décio Lima reitera que a presença de Berzoini no Estado é fundamental para que os trabalhadores tomem conhecimento dos ataques que estão sofrendo e possam tirar dúvidas sobre o desmonte proposto pelo PMDB e PSDB. “Esse debate é fundamental para que as pessoas compreendam o que está em risco com essa proposta do governo golpista”, disse. O encontro que inicia às 19h é aberto ao público e gratuito.

84a4b341-c9d0-4da9-81a0-af91240bc630

Brezoini em Joinville – Além de Blumenau, Brezoini também estará em Joinville na sexta-feira (31) falando sobre o assunto. O encontro será às 19h no Auditório da Mitra Diocesana.

O que: Palestra com Ricardo Berzoini – “Desmonte da Previdência e dos Direitos Trabalhistas”

Quando: Quinta-feira, dia 30/03

Horas: 19h

Onde: Hotel Himmelblau – Blumenau

Brasília, 15/03/2017 – O ataque aos direitos dos trabalhadores com o projeto de reforma da Previdência Social voltou a ser destacado pelo deputado federal Décio Lima (PT) em discurso na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14). O parlamentar, líder da oposição no Congresso Nacional, considera uma “falácia” a propaganda maciça do governo Temer de que o país vai quebrar, caso o projeto não seja aprovado.

“Desde que Michel Temer assumiu interinamente, antes mesmo da deposição definitiva da Presidenta Dilma Rousseff, a população brasileira tem sido bombardeada, dia e noite, com notícias sobre a necessidade urgente e inadiável de se promover uma reforma previdenciária, sob pena de o País quebrar”, disse o deputado.

nenhum-direito-a-menos_b29ffd04199a76a02ff5c615feeb78a9

Para Décio Lima, o famoso “rombo da Previdência”, no entanto, que, segundo o Governo, estaria hoje em R$ 146 bilhões, não existe: “ele é fruto de uma manipulação contábil produzida com o intuito de fazer os trabalhadores acreditarem que têm, sim, mais uma vez, que pagar a conta que lhes é apresentada, custe o que custar”. Segundo o deputado, para fazer uma análise correta dos números da Previdência é preciso, antes de mais nada, considerar que, segundo reza a própria Constituição, ela se insere em um sistema maior, o da Seguridade Social, que também inclui a Saúde e a Assistência Social. “Então, não se pode pegar só a guia previdenciária, excluir uma série de outras fontes de receita importantes, como o Confins e o Pis-Pasep, e dizer que há um rombo. Isto é falacioso, é equivocado, é má-fé”. O cálculo correto, prosseguiu Décio Lima, utilizando todas as fontes de receita constitucionalmente definidas para financiar Previdência, Saúde e Assistência Social, revela que o sistema de Seguridade Social foi superavitário. “Ou seja, recebeu mais do que gastou, pelo menos até 2014, ano em que o superávit alcançou R$ 53 bilhões, último dado de que dispomos”. Décio Lima também criticou o estabelecimento da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem, conforme o projeto de reforma da Previdência. “Na prática, vai impedir a aposentadoria da maior parte dos trabalhadores, sobretudo da população de baixa renda, que não tem as condições adequadas para atingir uma expectativa de vida maior que a mínima exigida”. O parlamentar também destacou que a Previdência Social “é um poderoso instrumento de distribuição de renda, tanto na cidade quanto no campo. Ela foi uma das mais importantes conquistas dos trabalhadores, dos movimentos sociais, do povo brasileiro”.

Líder da oposição diz que não adianta deputado fazer discurso bonito para as mulheres e votar contra o direito de aposentadoria das trabalhadoras

Brasília, 08/03/2017 – O ataque aos direitos previdenciários, especialmente das mulheres, foi destacado nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, pelo deputado Décio Lima em pronunciamento na Câmara dos Deputados. E reafirmou seu compromisso, como líder dos partidos da minoria no Congresso Nacional, em barrar os retrocessos aos direitos das mulheres.

“A luta pela igualdade de direitos é de homens e mulheres”, destacou Décio Lima. E acrescentou: “Quero pedir para as mulheres brasileiras se atentarem para o parlamentar que vier fazer discurso bonito no Dia Internacional da Mulher  e votar contra o direito de aposentadoria das trabalhadoras do nosso país”.

O deputado lembrou também que as mulheres têm dupla e muitas vezes tripla jornada de trabalho. “O governo ilegítimo Temer quer aumentar a idade de aposentadoria da mulher brasileira. As mulheres, assim como as pessoas com deficiência são os principais alvos dessa proposta de desmonte da Previdência”.

Segundo Décio Lima, no atual modelo de Previdência, defendido pelos governos Dilma e Lula, a mulher tem o direito de se aposentar mais cedo que os homens, justamente porque elas trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens por semana, segundo estudo do IPEA.

O parlamentar finalizou clamando a organização das mulheres: “Somente a luta e mobilização será capaz de deter essa máquina de moer direitos que se tornou o governo Temer”.

Blumenau, 06/03/2017 – O deputado federal Décio Lima e a deputada estadual Ana Paula Lima receberam na noite de sábado (4) o título de Cidadãos Bom-Jardinenses. A distinção foi entregue pela Câmara de Vereadores de Bom Jardim da Serra, através de indicação do presidente João Cristiano Rodrigues, em sessão solene comemorativa aos 50 anos do município.

cidadaos (40)

“Recebo o título de Cidadã Bom-Jardinense com muita alegria, pois levo Bom Jardim da Serra no meu coração, agora com a responsabilidade ainda maior por ter sido adotada por esta bela cidade da Serra catarinense”, disse Ana Paula.  “Nosso trabalho, no Congresso Nacional, é em defesa dos municípios de Santa Catarina e de sua gente e por isso fico lisongeado com esta homenagem”, agradeceu Décio Lima.

cidadaos (4)

“Nossos deputados têm sido parceiros de Bom Jardim da Serra. Tanto Décio Lima garantindo o acesso do município a ações e recursos federais como a deputada Ana Paula Lima, pela sua luta em defesa da saúde, pela sua dedicação às demandas do Parque Eólico e Mirante da Serra do Rio do Rastro”, destacou o vereador João Cristiano.

cidadaos (62)

No total 16 pessoas – lideranças políticas, comunitárias e empresarias -  foram agraciadas com a distinção durante sessão solene, no Clube Bom Jardinense.

Blumenau, 02/03/2017 – O deputado federal  Décio Lima recebe, neste sábado, dia 4, o Título de Cidadãos Bom-Jardinenses, concedido pela Câmara de Vereadores de Bom Jardim da Serra. A indicação é do vereador João Cristiano Pereira Rodrigues, presidente do Legislativo municipal.

A entrega da honraria é em comemoração aniversário de Bom Jardim da Serra, município localizado na Serra catarinense e que festeja o cinqüentenário no dia 5 de março (domingo).

No total 16 pessoas – lideranças políticas, comunitárias e empresarias -  serão agraciadas com a distinção durante sessão solene, no dia 4, às 19h30, no Clube Bom Jardinense (Rua Prudente Luiz Vieira, 90).

“O deputado Décio Lima sempre teve muito carinho com Bom Jardim da Serra, contribuindo para o desenvolvimento de nosso município”, argumentou o vereador João Cristiano.

 

Homenageados:

Décio Nery de Lima – Deputado federal (indicação do vereador João Cristiano Pereira Rodrigues)

Ana Paula Lima – Deputada estadual (indicação do vereador João Cristiano Pereira Rodrigues)

João Vitorino Neto – Policial aposentado (indicação da vereadora Iara Pereira Melgarejo)

Valdir Colatto – Deputado federal (indicação da vereadora Iara Pereira Melgarejo)

Almerinda Terezinha Machado – Servidora pública aposentada, trabalhou na criação do Estatuto do servidor do município (indicação da vereadora Marinalda de Fátima Pereira)

Gracioso Benedet – Morador mais antigo de BJS, com 105 anos (indicação da vereadora Marinalda de Fátima Pereira)

Inormy da Silva Filho – Diretor da Confer Construtora, maior empregadora de BJS (indicação do vereador Ivânio Aguiar dos Santos)

Luiz Fernando Cardoso (Vampiro) – Deputado estadual / Secretário de Estado da Infraestrutura (indicação do vereador Ivânio Aguiar dos Santos)

Gabriel Ribeiro – Deputado estadual (indicação do vereador Iro Luiz Ribeiro)

Dra. Maria Terezinha Costa Antunes – Médica gaúcha residente em BJS há 16 anos (indicação do vereador Iro Luiz Ribeiro)

Luiz Pereira Velho – Pioneiro nas localidades de Santo Antônio e Altos da Boa Vista (indicação do vereador Amilton Francisco de Assunção)

Ione Terezinha Antunes de Oliveira – Enfermeira aposentada, trabalhou 35 anos no posto de saúde na localidade de Altos da Boa Vista (indicação do vereador Amilton Francisco de Assunção)

Arizoli de Moura – Pastor da Assembleia de Deus (indicação do vereador José Lauri Pereira)

Valdeci Francisco Alves de Sá – Pastor da Igreja Quadrangular (indicação do vereador José Lauri Pereira)

José Nei Ascari – Deputado estadual (indicação do vereador Ademir Nunes de Jesus)

Ricardo Guidi – Deputado estadual (indicação do vereador Ademir Nunes de Jesus)

Criciúma, 02/03/2017 – O deputado federal Décio Lima  (PT) participou nesta quinta-feira (2) de uma intensa agenda  no Sul do estado. A mobilização iniciou com visitas aos veículos de comunicação de Içara e Criciúma, onde o deputado falou sobre as mudanças previstas na PEC 287, sua liderança da oposição na Câmara Federal e as expectativas do partido para o futuro.

58b995a6-da3f-458d-a81c-d200aa2683da

Preocupado com as mudanças propostas na PEC, Décio fez um apelo para os trabalhadores e aos movimentos de todas as classes para que se mobilizem para que a reforma não seja aprovada,  conforme pretende o governo Temer.

“Precisamos fazer um debate profundo de conteúdo e não ficar paralisados. A pauta não é brincadeira, e se isso acontecer irá liquidar as conquistas do legado de Getúlio Vargas e dos trabalhadores”, disse.

Mais tarde em encontro com membros do SISERP, lideranças do partido e representantes de movimentos sindicais, Décio reforçou a necessidade da mobilização para mostrar ao País aquilo que foi conquistado ao longo dos últimos anos. “Esse é um momento fundamental para o debate. Não vamos parar de lutar e vamos lutar com consciência e com conteúdo para fazer desse país, um país igualitário é que possamos dar o mínimo de dignidade, essa é a luta que temos travado com um modelo inovador do socialismo”, pontuou.

bbb40b05-fbcf-42d1-b95b-4ab9d4f1fdc5

Décio disse ainda que essa resistência é fundamental para lembrar e mostrar tudo que foi conquistado com os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma.

5b5235ed-382e-405f-ab82-1d61449aff55

Encontro com prefeitos – No encontro com prefeito e vice  Forquilhinha, Dimas Kammer e Félix Hobold,  com o prefeito de Içara Murialdo Gastaldon e o vereador Doutor Lauro Nogueira, o deputado se colocou à disposição para auxiliar na busca de recursos para obras primordiasis para as cidades.

A agenda foi acompanhada pelo presidente do PT, Fábio Brezola e o ex-prefeito se Araranguá, Sandro Maciel.

Canoinhas, 1º/03/2017 – O deputado federal Décio Lima e a deputada estadual Ana Paula Lima  estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira  (1º/03) com o prefeito de Canoninhas, Beto Passos.

17108313-7cf9-478e-bb58-55ce758b22c8

Durante o encontro, que contou com a presença dos secretários municipais, Décio Lima entregou uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil ao município.

O recurso será utilizado para a construção de um parque ao ar livre na região central da cidade, com espaço para lazer e cultura, localizado entre o Centro e o Campo do Água Verde, um dos maiores bairros do município.

ac66e857-49cc-46c3-bf70-363d0ef30c50

“Nossa população precisa de um espaço de lazer ao ar livre e agora com esse recurso poderemos iniciar a obra. Estou muito feliz pelo deputado mais uma vez ter destinado uma verba, assim como vem fazendo ao longo dos últimos anos. Canoinhas agradece de coração”, comemorou o prefeito.

Décio Lima, que já recebeu o título de Cidadão Canoinhense, desejou sorte ao prefeito eleito neste ano e disse que sempre estará à disposição para ajudar o município com obras que irão melhorar a vida dos moradores.

Canoinhas, 1º/03/2017 – O Hospital Santa Cruz de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, apresentou nesta quarta-feira (1º/03) os novos equipamentos para a Pediatria, adquiridos com recursos federais assegurados pelo deputado federal Décio Lima. O repasse, no valor de R$ 200 mil, foi através de emenda parlamentar.

hospital (12)

Com os recursos, foram adquiridos duas incubadoras, dois berços aquecidos, dos monitores multiparamétricos (utilizado para acompanhar a evolução dos indicadores de saúde do paciente), um carro de anestesia e dois carros de emergência (armário que contém os equipamentos usados em casos de parada cardíaca).

hospital (9)

“É uma grande alegria ver que nosso trabalho reverte em favor da comunidade, como é o caso do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, que presta um serviço de excelência e vai poder ajudar ainda mais com esses novos equipamentos”, comemorou Décio Lima.

Os equipamentos vão permitir ao hospital ampliar o atendimento à comunidade, informou o diretor do hospital Derby Fontana Neto ao deputado Décio Lima. O parlamentar está em agendas no Planalto Norte e aproveitou para visitar o hospital.

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas tem 109 leitos, sendo dez de UTI, e atende com pediatria e maternidade, particular, com convênios e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece atendimento cirúrgico, obstétrico e clinica médica, dignóstico por imagem e possui também o serviço da agência transfusional.

Canoinhas, 1º/03/2017 – A PEC 287 foi tema do encontro do deputado federal Décio Lima e da deputada estadual Ana Paula Lima  ( PT ) na noite desta terça-feira  (28) em Canoinhas. Lideranças e trabalhadores de nove municípios acompanharam o debate que teve por objetivo esclarecer as mudanças previstas na PEC.

d4990bf1-9a7a-48c2-8bb7-4c41892becda

De acordo com o deputado, é preciso mais do que nunca união e mobilização para que a PEC não seja aprovada. “A reforma da Previdência pretende acabar com direitos conquistados pelos trabalhadores nos últimos anos. Precisamos estar unidos e mostrar para a sociedade o que vamos perder. Não podemos aceitar calados esse desmonte que o governo ilegítimo pretende fazer”, disse.

Ainda segundo o deputado, somente com resistência será possível proteger o legado de Getúlio Vargas com as leis trabalhistas, de Ulisses Guimarães na defesa da Constituição Cidadã e da proteção social construída por Lula.

3e9bcbb8-8c94-4ca9-8030-ffe154942cc9

União e luta – Além da PEC,  Décio Lima também falou sobre o momento vivido pelo Partido dos Trabalhadores e reforçou a importância do envolvimento de todos para que PT volte a ocupar seu espaço. “Tivemos muitas conquistas no longo dos últimos anos para todas as classes. Agora estamos tendo uma grande oportunidade de voltar por cima e será com debate e mobilização que iremos conseguir”, afirmou.

Ainda durante a tarde em Rio Negrinho,  Décio Lima e Ana Paula se reuniriam com o vereador Ineir Mittmann, o Kbelo (PDT). No encontro também estiveram presentes os conselheiros de Volta Grande, que junto com o vereador elaboram um documento elencando as prioridades da comunidade. Os deputados receberam as solicitações irão auxiliar no que for possível.

Em seguida, todos se reuniram com o prefeito Julio Ronconi para discutir as propostas. “Vamos começar a sonhar juntos com essa comunidade. Fiquei muito feliz em ver que todos aqui estão pensando no coletivo, pensando em melhorar o dia a dia de todos que vivem neste local”, finalizou Décio Lima.

Brasília, 16/02/2017 – O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (16) projeto de lei de autoria do deputado federal Décio Lima (PT) conferindo a Blumenau o título de Capital Nacional da Cerveja.  O PLC 39/2016 já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados (PL 7313/2014) e agora vai à sanção do Presidente da República.

cerveja

Para o deputado Décio Lima, ex-prefeito de Blumenau por duas gestões (1997-2000 e 2001-2004) o título de Capital Nacional da Cerveja vai contribuir para o turismo e o desenvolvimento da indústria e da cultura cervejeira na região.

“Hoje Blumenau é conhecida como polo nacional cervejeiro, devido à ampliação da produção industrial e artesanal, o que influenciou inclusive vários municípios vizinhos a também entrarem para o mercado cervejeiro”, disse Décio Lima. Além disso, enumerou o deputado, a cidade tem a única escola de ensino superior cervejeira da América Latina.

“Além da Oktoberfest, a maior festa da cerveja e do chope no país, Blumenau  já desponstava, no século XIX, na fabricação da bebida, por isso, nada mais justo do que conferir ao município o título de Capital Nacional da Cerveja”, comemora Décio Lima.