deciolima 22.jpg

O SR. DÉCIO LIMA (PT-SC) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, senhores deputados, senhoras deputadas, boa tarde! Blumenau e toda a região do Vale do Itajaí viveram ontem um dia histórico.

Com a presença de estudantes e da comunidade foi iniciadas as atividades acadêmicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorrida com a aula magna ministrada pela reitora Roselane Neckel, a quem rendo minhas homenagens pelo empenho em concretizar mais este sonho, a oferta de ensino superior público e de qualidade na região do Vale do Itajaí.

Sem dúvida, uma notícia para se comemorar, pois a Universidade Federal de Santa Catarina é, reconhecidamente, uma das 10 melhores instituições de ensino superior do país. Segundo o Ranking Universitário Folha de São Paulo, que no final do ano passado avaliou a qualidade de ensino, de pesquisa, do mercado e de inovação, a UFSC é a nona melhor universidade do país, de 191 instituições de ensino superior pesquisadas.

O início das aulas no campus da UFSC marca um momento único para a região, porque o Governo Federal, com a determinação da nossa Presidenta Dilma Rousseff, paga uma dívida histórica com a região.

E aqui não poderia deixar de citar também os amigos do Instituto Federal Catarinense (IFC), pela parceria com a Universidade Federal para que os jovens e trabalhadores da cidade e região tenham acesso ao ensino público, em nível técnico e superior. Em especial o reitor Francisco Sobral e o ex-reitor Cláudio Adalberto Koller, que sempre estiveram conosco nesta luta e não mediram esforços para que isso fosse possível.

A Universidade Federal de Santa Catarina começa as aulas no campus de Blumenau com cerca de 180 alunos, matriculados em cinco cursos de graduação: Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Matemática e Química.

Neste primeiro semestre, as aulas serão oferecidas no campus provisório em Blumenau, junto ao Instituto Federal Catarinense (IFC), com professores todos doutores. As aulas de laboratório acontecem a partir do segundo semestre, no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Gaspar. A previsão é, neste primeiro ano de atividade, ter 50 docentes e, em três anos, contar com um quadro de 125 professores.

A UFSC tem sede em Florianópolis, com 11 centros de ensino, e hoje conta com campus em Araranguá, no Sul do estado; Joinville, no Norte; e Curitibanos, na região do Contestado. E agora, com o campus em Blumenau, está presente também no Vale do Itajaí.

Não posso finalizar minhas palavras sem agradecer o apoio que tivemos de toda a comunidade que nos apoiaram e lutaram pela instalação do Campus em Blumenau. Roselane destacou, em suas palavras, a acolhida calorosa dispensada ao corpo docente e discente da comunidade.

Faço este registro, nobres deputadas e deputados, para ressaltar que a inclusão do Vale do Itajaí na oferta de ensino superior público e de qualidade é um compromisso nosso.

Gostaria, Sr. Presidente, que este meu pronunciamento seja divulgado pelos Anais de Comunicação desta Casa de Leis.

Muito Obrigado!